12 de out. de 2011

Criança com nariz entupido frequentemente precisa de acompanhamento médico


Quando uma criança tem o nariz "entupido" de forma persistente é preciso investigar. Além de alterar toda a dinâmica respiratória — com consequências no desenvolvimento e crescimento facial da criança — o sintoma pode também indicar a presença de doenças mais graves. 

As rinites e a hipertrofia da adenoide (carne esponjosa) são as causas mais frequentes do nariz entupido em crianças e são de tratamento simples quando diagnosticadas precocemente. 

— No caso de rinites, é importante manter a higiene nasal e do ambiente em que a criança vive, entre outros métodos terapêuticos. Já em casos de hipertrofia de adenoide, ela é removida cirurgicamente — explica a otorrinopediatra Shirley Pignatari.

De acordo com a médica, o desenvolvimento de tumores é relativamente incomum e, nesses casos, a obstrução nasal é acompanhada de sangramentos nasais frequentes.

O nariz entupido gera outros problemas na saúde e na qualidade de vida, já que a criança acaba respirando pela boca. O olfato e o paladar são prejudicados, o desenvolvimento e o crescimento facial também sofrem interferências, como o aparecimento da mordida cruzada e o afundamento do céu da boca. 

Além disso, a especialista destaca que há impactos nas atividades diárias, afetando o rendimento escolar, a prática de atividades físicas e o humor da criança. Para identificar o que está causando a obstrução nasal e qual o tratamento ideal, é fundamental ter acompanhamento médico.
Fonte: Bem-Estar ZH
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...