O servidor público cujo cônjuge foi aprovado em concurso de remoção tem o direito de requerer sua própria remoção, como forma de manter a unidade familiar. A decisão foi dada pela Terceira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ao julgar mandado de segurança impetrado por uma servidora do Ministério do Trabalho, esposa de servidor do Tribunal de Contas da União.
O marido da servidora era lotado no Tribunal de Contas da União, foi aprovado em processo seletivo interno e transferido para a Nona Secretaria de Controle Externo, no Rio de Janeiro. Posteriormente, a servidora solicitou sua remoção para acompanhamento do cônjuge, com base no artigo 36, parágrafo único, inciso III, "a", da Lei 8.112/90 (Lei do Servidor Público). No mandado de segurança impetrado no STJ, a servidora alegou que a recusa da administração seria ilegal, por contrariar o dispositivo já referido. A administração voltou a insistir que a remoção do marido ocorreu por interesse particular, mediante participação em processo seletivo interno.
Citando precedentes do STJ, o ministro Jorge Mussi afirmou que, uma vez preenchidos os pressupostos legais, a remoção para acompanhamento de cônjuge constitui direito subjetivo do servidor, "independente do interesse da administração e da existência de vaga, como forma de resguardar a unidade familiar". "Não há como acatar a tese de que a transferência para a cidade do Rio de Janeiro se deu para atender interesse particular do servidor, somente porque este participou voluntariamente de processo seletivo", disse o relator.
O magistrado acrescentou que o fato de a servidora do Ministério do Trabalho ainda estar em estágio probatório – devendo, pelas regras do edital do concurso, permanecer três anos na cidade da primeira lotação – não afasta seu direito líquido e certo à remoção. "A regra editalícia não pode se contrapor ao artigo 36 da Lei 8.112", declarou.
Fonte: site Superior Tribunal de Justiça (STJ), em 19 de outubro de 2011.
Fonte: site Superior Tribunal de Justiça (STJ), em 19 de outubro de 2011.
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