Colocada na Constituição
Federal (artigo 206, inciso I) e na LDB (artigo 3º, inciso I) como mero
princípio do ensino, o Estatuto assegura à criança e ao adolescente, a
igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola.
Vale dizer que o Direito
à Educação da criança e do adolescente impõe ao sistema educacional,
considerado no seu todo ou em relação a qualquer uma de suas instituições de
ensino em particular, a eliminação de todas as formas de discriminação para a
matrícula ou para a permanência na escola.
Clique abaixo e leia na íntegra.
A permanência na escola constitui-se no maior desafio da educação escolar brasileira, porque os indicativos de exclusão ainda ilustram de forma constrangedora as resenhas estatísticas. Não se pretende aqui apontar ou analisar as causas e as consequências do fenômeno. Cabe assinalar, no entanto, que a falta da criança ou do adolescente às aulas ou o gradativo abandono da escola, assim como a repetência do ano escolar, deixaram de serem questões de foro interno da instituição de ensino. O Estatuto cerca a escola com uma rede de atores e de providências, concebidos para auxiliá-la no cumprimento de sua missão. Nesse particular, o Direito à Educação não é mais tão-só o direito à vaga, mas é o direito ao ingresso, à permanência e ao sucesso.
Clique abaixo e leia na íntegra.
A permanência na escola constitui-se no maior desafio da educação escolar brasileira, porque os indicativos de exclusão ainda ilustram de forma constrangedora as resenhas estatísticas. Não se pretende aqui apontar ou analisar as causas e as consequências do fenômeno. Cabe assinalar, no entanto, que a falta da criança ou do adolescente às aulas ou o gradativo abandono da escola, assim como a repetência do ano escolar, deixaram de serem questões de foro interno da instituição de ensino. O Estatuto cerca a escola com uma rede de atores e de providências, concebidos para auxiliá-la no cumprimento de sua missão. Nesse particular, o Direito à Educação não é mais tão-só o direito à vaga, mas é o direito ao ingresso, à permanência e ao sucesso.
Percebe-se, portanto,
que a responsabilidade pelo desenvolvimento do processo educativo pertence ao
educador, papel no qual é insubstituível. A obrigação, no entanto, de velar
pelo integral asseguramento do direito de ser educado envolve um conjunto de
ações, para cujo desenvolvimento exige-se a participação dos pais, do
professor, da direção da escola e também dos titulares das atribuições de
atendimento à criança e ao adolescente em situação de dificuldade, como
proposto, pelo sistema de proteção especial, com suas medidas e programas de
proteção especial, no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário