26 de dez. de 2011

O "abuso sexual" através da coluna de Saleti Valença


O que é Abuso Sexual?

O abuso sexual ocorre quando existe um “jogo”, ou até mesmo o ato sexual, entre pessoas de sexo diferente, (ou do mesmo sexo), em que o agente abusador  já tem experiência e  visa sua satisfação sexual.
Estas práticas geralmente  são impostas às crianças  ou adolescentes, através de violência física, ameaças, ou em alguns casos, induzindo-as, convencendo-a...
 No abuso sexual, a criança é despertada para o sexo precocemente, de maneira deturpada, traumática, ficando com marcas para o resto da vida, podendo desenvolver comportamentos patológicos como aversão a parceiros do mesmo sexo do abusador ou, por outra, promiscuidade e uma sexualidade descontrolada, entre outros.
(Clique abaixo e leia na íntegra).


A criança ao ser abusada sexualmente é desrespeitada como pessoa humana, tem seus direitos violados, e o pior: na maioria das vezes, dentro de seu próprio lar, por quem tem a obrigação de protegê-la. As marcas, as consequências do abuso sexual podem ser físicas ou psicológicas. Geralmente ficam as duas. O abuso sexual pode se dar de várias formas, com ou sem contato físico.
Todos têm direito a viver uma vida livre de toda e qualquer forma de violência.  O abusador pode tocar a vítima sob forma de carícias, tanto como um beijo, ou alisadas, seja nos seios ou em outras partes do corpo (inclusive os órgãos sexuais), às vezes chegando a manter relações sexuais: tanto vaginal quanto anal. Há muitos casos de gravidez decorrente de abuso sexual. O sexo oral é uma forma de sexo muito utilizada pelos abusadores, e transmite doenças sexualmente transmissíveis da mesma forma que o sexo vaginal e anal, o que significa também risco de contaminação pelo vírus da AIDS.  Já no abuso sexual sem contato físico, alguns abusadores se limitam a olhar suas vítimas trocarem de roupa, tomarem banho, etc. É o "voyeur".  Há o tipo de abusador que expõe os órgãos sexuais para suas vítimas. Este tipo tanto acontece na rua, como em casa. É o "exibicionista". Alguns abusadores veem fitas e revistas pornográficas com suas vítimas, alegando que precisam "ensiná-las", despertando sua sexualidade de uma forma precoce e deturpada. Às vezes, nestes casos, o abusador chega a manter contatos mais íntimos, sob a desculpa que "está apenas ensinando" a vítima ou acontece ainda com frequência, que o abusador "paga" à criança em dinheiro ou em doces, dá presentinhos, para que ela permita que ele a toque intimamente, abuse de seu corpo  de diversas formas. Esta forma é mais utilizada nas comunidades de baixa renda.
Os adultos abusadores na maioria das vezes são parentes de sangue da criança ou adolescentes: (pai, irmãos, avós, tios, etc ou parentes por afinidade: padrasto, esposo da tia, etc. ou são simplesmente responsáveis pelos mesmos: tutor, padrinho, etc). Se você foi ou está sendo vítima de abuso sexual, precisa falar a respeito com quem pode lhe ajudar.  Você pode evitar consequências muito graves: gravidez, AIDS, ou até a morte. Gravidez na adolescência, além de transtorno, é sempre uma gravidez com riscos. Se o abusador for pai ou outro parente, maiores os riscos de um filho com problemas de má formação congênita. Um abusador para não ser descoberto pode praticar desatinos. Previna-se. Se você é ou foi abusado (a), procure ajuda logo. Infelizmente há muitos casos de mães omissas: fingem não ver o que seus maridos ou companheiros praticam com seus (suas) filhos (as).
Você pode procurar o Conselho Tutelar ou Promotor da Vara da Infância e Juventude. Você também pode fazer a denuncia através do disque 100.
Não se cale DENUNCIE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...