12 de dez. de 2011

Álcool: proibida venda para crianças e adolescentes

Coluna de Saleti Valença



Abordando o álcool como um tóxico e a irresponsabilidade de alguns adultos



É proibido vender bebidas alcoólicas e cigarros à criança e ao adolescente porque estes produtos têm componentes que causam dependência física e psíquica. 
Leia na íntegra, clicando abaixo:


Não obstante a proibição legal, cigarros e bebidas alcoólicas são vendidos a crianças e adolescentes em bares, mercados, supermercados, hipermercados, lanchonetes, clubes sociais, boates, campos de futebol, enfim aqueles que exploram a venda destas drogas, em regra, não respeitam as normas legais proibitivas, que são absolutamente claras, contribuindo para que jovens se tornem viciados e dependentes.
O alcoolismo infantil na adolescência é fruto, além de outras causas, da irresponsabilidade e da ganância de pessoas que exploram este tipo de comércio. Aquele que age desta forma não é diferente daquele que vende drogas ilícitas (maconha, cocaína, crack, etc). O álcool é o tóxico livre, o tóxico protegido e nunca uma droga teve tantos dependentes e fez tantos estragos na família e na sociedade sem ao menos ser taxada como tóxico.
A própria Organização Mundial de Saúde é muito tolerante quando fala a respeito do álcool, dizendo que só uma minoria dos que o consome seria dependente. A realidade, porém, é outra. No mundo, o número de dependentes do tóxico-álcool é muito maior do que o número de dependentes de todas as outras drogas legais juntas. Esta droga está sempre associada ao progresso, à alegria, à felicidade e à vitória.
Festa é sempre comemorada com bebidas alcoólicas; uma conquista, como o ingresso numa faculdade ou a aprovação em um concurso, a vitória do time preferido, tudo é motivo para comemoração com bebida alcoólica, daí porque ela é sempre hipocritamente protegida por todos. O alcoolismo já atinge milhões de crianças e adolescentes no Brasil. Cabe a cada um denunciar quando presenciar uma criança ou adolescente ingerindo bebida alcoólica, pois eles  são vítimas do álcool e da irresponsabilidade dos adultos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...