7 de out. de 2011

Vento atinge 150km/h no Uruguai, próximo ao RS

Ventos de até 150km/h provocaram estragos e deixaram feridos nesta sexta-feira na capital de Artigas, no Uruguai. O município, localizado na fronteira com o Rio Grande do Sul, é vizinho a Quaraí, onde o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou rajada de 102,6km/h esta tarde.

Segundo fontes do jornal El País, os ventos tinham "características de tornado". De acordo com o site, a polícia informou que pessoas foram atingidas por árvores que caíram e telhas que se soltaram de construções durante o vendaval.

A meteorologista Estael Sias, da Central RBS, explica que 1% das nuvens de temporal tem potencial para dar origem a tornados, que são nuvens em forma de funil que descem e provocam ventos acima de 130km/h, com grande potencial para provocar estragos. Como não há imagens, ela diz que mesmo tendo atingido velocidade superior, não se pode afirmar que o vento que atingiu o Uruguai tenha sido, de fato, um tornado.

Ela acrescenta que é provável que em áreas próximas a Quaraí e Livramento, no Rio Grande do Sul, tenham ocorrido ventos com velocidade acima de 102km/h, mas que por serem muito localizados não foram detectados pela rede de estações meteorológicas.
Em São Francisco de Assis, começa chover neste momento, chuva calma, porém com muitas trovoadas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...