Plenário da Câmara de Vereadores de Gravataí Foto: Marcio Souza-Jornal de Gravataí |
Embora a prefeita tenha feito enormes pressões, o PT, tenha mobilizado seus deputados, prefeitos e senadores, e do próprio governador Tarso Genro, que ameaçou implodir a coligação que mantém com PSB e PTB, a Câmara de Vereadores de Gratavaí decidiu pela cassação do mandato da prefeita Rita Sanco (PT) por improbidade administrativa.
A prefeita e o PT ajuizaram 11 medidas judiciais, mas foram derrotados em todas elas. Dos 14 vereadores, 10 votaram pela cassação e quatro pela absolvição da política. Os vereadores também decidiram cassar o vice-prefeito, Cristiano Kingeski. Aliados de Rita já avisaram que vão recorrer à Justiça.
O PT chegou a mandar o deputado Ronaldo Zulke, que na última hora tentou virar o voto do vereador Roberto de Andrade, com o apoio direto do senador Paulo Paim e do prefeito Jairo Jorge, mas o vereador resistiu ao assédio. Para isto, contou com o apoio direto do deputado José Otávio Germano, a quem é politicamente ligado. Outros líderes do PP também deram cobertura a Andrade.
A derrota do PT em Gravataí é emblemática e terá desdobramentos políticos e eleitorais. O maior líder do partido na região é o deputado Daniel Bordignon, líder da bancada do PT na Assembléia. A derrota de Rita Sanco é atribuida diretamente a ele, mas o próprio governador foi derrotado, porque interveio diretamente no caso e nada conseguiu. Gravataí, onde o Partido manda há quatro eleições seguidas, é o município gaúcho onde o PT domina por mais tempo.
Com a perda dos mandatos, quem assume o Executivo é o presidente da Câmara, o vereador Nadir Rocha (PMDB). A sessão foi tumultuada, sendo interrompida várias vezes durante a madrugada. O plenário chegou a ser evacuado, pela suspeita de que um homem estaria armado. Um detector de metais foi colocado em uso depois do susto. A Brigada Militar teve que reforçar o efetivo no local.
Confira a relação dos votos:
ABSOLVIÇÃO
PT
- Tania Ferreira
- Carlito Nicolait
- Carlos Souza de Medeiros
- Airton Leal Vasconcelos (Tio Airton)
CASSAÇÃO
DEM
- Dario Plein
PMDB
- Levi Lorenzo Melo
- Nadir Flores da Rocha
- Acimar Silva
PP
- Roberto Carvalho de Andrade (Robertinho)
PSB
- Anabel Lorenzi
PTB
- Vail Carlos Corrêa
- Cau Dias
PV
- Ricardo Canabarro
- Marcio Souza
*** Agradeço a Assisense e minha particular amiga, Cátia Dias Araújo, que reside em Gravataí, pela preciosa informação, dando este furo de reportagem ao N3 (M. Monteiro)
Pois é, será que não vão caçar mais uns que durante as eleições deram o que podiam e não podiam e a juiza não fez nada...se mexerem nos processos tenho certeza que caçam.....
ResponderExcluir