12 de out. de 2011

Praticar exercícios físicos desde cedo melhora atividade intelectual na vida adulta


Nunca é cedo para começar a praticar uma atividade física. De acordo com o pneumologista pediátrico Luciano Vitola, quanto antes a criança começar a desenvolver o hábito de se exercitar, melhores resultados ela terá na vida adulta. A longo prazo, a prática de exercícios físicos nos primeiros anos de vida reflete na melhora da motricidade e da cognição, sem contar a prevenção de obesidade, problemas cardíacos e respiratórios.

— O maior benefício é a criança criar o costume de se exercitar desde cedo, além de ser importante para a socialização — destaca Vitola.

Segundo o médico, a partir dos dois ou três anos de idade, a criança já pode praticar atividades como ballet ou judô. A partir dos seis anos, os pequenos podem partir para uma atividade aeróbica, com elevação da frequência cardíaca, como corrida ou natação. De forma lúdica, a natação pode começar ainda mais cedo, aos três meses de vida. Exercícios de musculação não são recomendados antes da pré-adolescência.

— A não ser que a criança apresente algum problema de saúde, não há contraindicação. Não é necessária uma avaliação física antes de ela começar a praticar um esporte, desde que ele esteja compatível com a idade — diz o especialista.

Em geral, os clubes que oferecem esportes para crianças têm claras recomendações de faixa etária como requisito para inscrição, o que facilita aos pais a identificação da atividade certa para seus filhos em cada fase da infância. É importante observar se há acompanhamento profissional.
Fonte: Bem-Estar ZH
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...